A Qualidade é fator determinante para a Cerâmica Palma de Ouro e manter seus produtos dentro das normas técnicas estabelecidas pela ABNT e dentro dos parâmetros de exigências do PSQ e PBPQh são preocupações constantes.
Um rigoroso controle de processo e da Qualidade proporcionam um produto de excelente qualidade e de confiabilidade nos mais elevados índices.
Ensaios regulares em laboratórios próprios garantem os parâmetros testados em Laboratórios certificados como IPT e Falcão Bauer.
PSQ é um acordo que pode ser elaborado por entidades de classe/associações (Municipais, Estaduais ou Nacionais), instituições públicas ou privadas, autarquias, que regulamentam os requisitos de qualificação e são assinados entre as partes interessadas: o poder de compra e a respectiva cadeia produtiva. Essa regulamentação deve ser preparada a quatro mãos pelas partes interessadas.
Já existem PSQ´s para alguns setores da cadeia produtiva da Construção Civil (PBQP-H), setores de serviços como Empresas Contábeis (PQEC), no setor de transportes de produtos perigosos (SASSMAQ), entre outros.
As entidades setoriais de produtores ou prestadores de serviços devem considerar a implantação de Programas Setoriais da Qualidade – PSQ, incluindo requisitos éticos e técnicos contra a não-conformidade, baseado em Sistemas de Gestão já testados e comprovados, envolvendo toda a cadeia de maneira que desenvolva:
- Aprimoramento dos processos internos e da estrutura;
- Capacitação e atualização profissional;
- Diferencial de mercado;
- Atualização de acordo com as mudanças do mercado e a globalização do setor;
- Fidelização dos clientes;
- Qualidade nos serviços prestados;
- Novas tendências de atuação;
- Melhoria contínua nos serviços prestados.
Assim, ocorrerão ações articuladas entre as associações setoriais e instituições privadas em âmbitos nacional e regional, visando ao combate à não-conformidade e à proteção e defesa dos usuários finais.
Na elaboração de Programas Setoriais da Qualidade – PSQ devem ser consideradas as seguintes ações principais:
- Princípios e requisitos normativos (Exemplo – ABNT ISO 9001), envolvendo desenvolvimento e apresentação da metodologia para a determinação do(s) indicador(es) de conformidade técnica setorial/setoriais e plano de avaliação dos mesmos.
- Princípios legais e regulamentares do setor;
- Know-how de mercado.
Pode-se observar que, para atingir a meta proposta, a organização das entidades setoriais em Programas Setoriais da Qualidade – PSQ’s terá papel mobilizador e integrador das empresas que desejam produzir/prestar serviço com qualidade.
Será também o grande mecanismo de informação e apoio no combate às empresas que praticam a não-conformidade intencional.